Semana da Ciência e Tecnologia
De 21 a 25 de novembro deste ano, decorreu a semana da Ciência e Tecnologia. Neste âmbito, o clube Ciência Viva da Escola Secundária de Rocha Peixoto organizou e promoveu um conjunto alargado de atividades para os diferentes níveis de ensino e que tiveram como primordial objetivo, familiarizar os nossos seus alunos com o acesso generalizado a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e tecnologia nas suas mais diversas vertentes.






Para o terceiro ciclo realizou-se:
- Workshop “Olha o Robot”, em parceria com o Centro Ciência Viva de Vila do Conde. Os alunos exploraram conceitos básicos de programação, utilizando códigos de cores para programar pequenos robôs e resolver diversos desafios. Estimular o raciocínio lógico é desafiante em qualquer idade…
- Palestra “Sustentabilidade e economia circular”, porque todos temos um papel importante no desenvolvimento sustentável do nosso planeta, discutiu-se a importância da economia circular numa palestra com a coordenadora do projeto de educação ambiental Geração + LIPOR, Sandra Rodrigues.
- Palestra “Os dinossauros e a evolução”, os alunos ficaram a saber mais sobre Dinossauros e Evolução numa palestra com Nuno Teles e Maria Rosário Cardoso do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
- Programação APPInventor para dispositivos móveis, em parceria com o Clube de Programação e Robótica, desenvolveu-se uma atividade sobre programação para plataformas móveis (Android). Os alunos do 12ºM do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos lecionaram um pequeno curso de programação, sob a orientação do professor Telmo Aires, aos alunos do 7º ano e mostraram os robôs que criaram no âmbito do curso e do clube. Esta passagem de testemunho e de saberes torna a escola mais inclusiva e permite uma melhor integração dos recém-chegados.
No que concerne ao ensino secundário:
- Workshop “Matemática e magia”, sob a orientação do professor Carlos Marinho, onde com truques e desafios se conseguiu chamar a atenção para a importância da Matemática no nosso quotidiano e onde se comprovou que a Matemática também pode ser divertida.
- Palestra “Das células estaminais intestinais a mini-intestinos”, recebemos o Doutor Bruno Pereira, investigador no grupo "Diferenciação e Cancro" no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) que nos falou sobre a importância das células estaminais e da produção de organoides nos estudos sobre cancro.
Todos saímos mais enriquecidos e com novos horizontes para a importância das ciências na sua globalidade. Juntos aprendemos mais e melhor…
 
                                    
 
				 
			 
			 
			 
			 
				 
			 
				 
				 
				 
				 
				 
				 
				 
				
 ALUNOS
						ALUNOS									 KIOSK
						KIOSK									 CORREIO
						CORREIO									 IMPRESSÃO
						IMPRESSÃO									 FACEBOOK
						FACEBOOK									 INSTAGRAM
						INSTAGRAM									 RP RÁDIO
						RP RÁDIO									 INOVAR
						INOVAR									 PAA
						PAA									 ROCHADOC
						ROCHADOC									 TICKETS
						TICKETS									 Pessoal
						Pessoal									 Contab.
						Contab.									 Prot. Dados
						Prot. Dados