CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM

TODA A ESCOLA É O CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM!

O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola

O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), enquanto recurso organizacional, insere-se no contínuo de respostas educativas disponibilizadas pela escola estando a estrutura central a funcionar na Sala CAA.

Em colaboração com os demais serviços e estruturas, o CAA, através do seu coordenador, promove a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem e procede à monitorização da frequência e/ou integração dos alunos nessas respostas educativas.

O horário de funcionamento está de acordo com o horário das atividades letivas.

Correio eletrónico
caa@esrpeixoto.edu.pt

#EstudoEmCasa

O #EstudoEmCasa passa a estar disponível na televisão, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, de segunda a sexta-feira, com a função de reforçar as aprendizagens num contexto síncrono e/ou assíncrono, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano).

Todos os conteúdos, do Básico ao Secundário, permanecem disponíveis na RTP Play, através da app #EstudoEmCasa, e nas plataformas de videoclube nas diferentes operadoras cabo (horários e conteúdos gráficos em anexo e em formato para descarregar com qualidade aqui: https://we.tl/t-c1BcH2GlIE).

O #EstudoEmCasa nas várias plataformas  Internet: https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/ (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados); e em https://estudoemcasa.dge.mec.pt/ (recursos educativos utilizados na aula);
APP: #EstudoEmCasa - https://www.rtp.pt/instale-estudoemcasa/

Sabendo que as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão têm uma abordagem multinível:

As medidas universais são mobilizadas para todos os alunos, incluindo os que necessitam de medidas seletivas ou adicionais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento pessoal, interpessoal e de intervenção social.

As medidas seletivas visam colmatar as necessidades não supridas pela aplicação de medidas universais e são operacionalizadas com os recursos materiais e humanos disponíveis na escola.

As medidas adicionais visam colmatar dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagem que exigem recursos especializados de apoio à aprendizagem e à inclusão.

caa medidas

A Escola disponibiliza as seguintes Respostas Educativas

caa bolas

1. Apoios e Enriquecimento Curricular:
    - Horário + (Ensino Básico)

- 10º CCH - APOIO, RECUPERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS (ARCA)

- 11º CCH - APOIO, RECUPERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS (ARCA)

- 12º CCH - APOIO, RECUPERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS (ARCA)

- APOIO, RECUPERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS - PROFISSIONAIS (ARCA)

- Apoios Individualizados/Pequeno Grupo

Espaços de funcionamento – A sala CAA, Salas de aula, Gabinetes e Espaços de Trabalho(Largo da Maçonaria – junto da reprografia/ Sala DT, Rua Bernardino Machado- lado poente e Rua Teófilo Braga- próximo da sala de convívio)

2. Apoio aos Alunos Oriundos de Países Estrangeiros – AOPE

3. Tutorias

4. Desporto Escolar

5. Serviço de Psicologia e Orientação - SPO

6. Centro Educativo – Cedu
No sentido de uma efetiva melhoria do Processo Educativo/Plano de Ação Estratégica – PAE, diagnosticando as causas para o seu disfuncionamento, surgiu a necessidade de implementação do Centro Educativo, designado por CEdu, atividade integrada no processo “Respostas Educativas” do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), a contribuir para a otimização dos processos relacionados com a ação educativa mais especificamente relacionada com a área disciplinar, aferindo critérios disciplinares e, em consequência, recolhendo contributos, nesta área específica, para o plano de formação da Escola.

7. Biblioteca

8. Grupo Promotor de Ação Social - GPAS