RP TEATRO - DEVISA

Núcleo de Teatro Escolar - DEVISA

Desde 2000 a desenvolver uma oferta extracurricular com a comunidade escolar e local.

Formação teatral | Condicionamento físico | Aulas abertas | Leituras encenadas | Improvisações | Espetáculos | Mostra de teatro | Intercâmbios | e muito mais

O legado Devisa – vinte e três anos de aprendizagem, partilha, coragem, liberdade e alegria em formações, leituras encenadas, performances e espetáculos, encontros de escolas, mostras de teatro e programas de intercâmbio internacional, com alunos, professores e encarregados de educação – vai connosco na mala de viagem. Mala essa que se abre e se fecha, de cada vez, para guardar mais pessoas, mais memórias, mais teatro, mais projetos e muito mais.

No ano 2000, o professor Jorge Curto cria o primeiro grupo de teatro escolar da Póvoa de Varzim. Um projeto que, ano após ano, acolhia alunas e alunos com diferentes experiências pessoais e sociais, pelas mais diversas razões e que reconheciam a maravilha de aliar a experiência escolar à experiência teatral.

Em 2015, dois formadores, Inês Simões Pereira e Pedro Galiza, orientam o Devisa, seguindo o trabalho do professor Jorge Curto. Criam a Classe A (mais velhos) e a Classe B (mais novos), continuam a Mostra de Teatro Escolar da Póvoa de Varzim, participam em encontros de teatro e no programa Erasmus+ Developing Key Competences Through Drama, na Roménia e Macedónia. Sempre com o apoio da Escola Secundária Rocha Peixoto e do professor Noel Miranda.

Revisita-se o passado para construir futuros - e assim continuar a viagem ‘devisa’, desde 2022, com a artista-formadora, Olinda Favas. Com o Devisa revitalizado, criaram-se novos elencos e projetos, retomaram-se as parcerias, os intercâmbios e a Mostra de Teatro RP.

Nesta temporada 23/24 continuam-se as práticas teatrais impulsionadoras de aprendizagem e mudança, organizadas em grupos: Devisa HOR+ [3.º ciclo] e DEVISA [Secundário]. Pretende-se desenvolver criações teatrais e atividades performativas – enquadradas em outros projetos/ programas ou conteúdos – em parceria transdisciplinar e com instituições – implicando a comunidade escolar.

Desafia-se cada participante - e o coletivo - a imaginar para questionar; a descobrir ‘o que aprendi hoje?’; a encontrar voz e a dar ouvidos; a ver com outros olhos; a vestir outras peles; a reconhecer e a ultrapassar falhas [falhando melhor a cada ensaio]; a explorar semelhanças, diferenças e interações entre o eu e o outro, criando um nós. Através de jogos e exercícios teatrais e práticas artísticas, os participantes ‘devisa’ soltam o corpo e a voz, em diferentes espaços, ritmos e intensidades; libertam a imaginação com som ou em silêncio; participam de forma ativa e criativa; ultrapassam medos e inseguranças. Aprendem que o teatro é liberdade, coragem, aceitação, jogo, compromisso, suor, reunião, identidade, grupo. Projetando o futuro, o RP Teatro – Devisa procura a participação de todas e todos. Estreia, repetição ou regresso - no palco, nos bastidores, nos corredores ou no público - começamos com novo fôlego!

Correio eletrónico
devisa@esrpeixoto.edu.pt