GALA DO DESPORTO ESCOLAR


Estávamos no ano letivo de 2009/2010 quando o Professor de Educação Física, Jorge Pereira diretor de curso do Curso EFA, propôs ao grupo de Educação Física a organização de uma GALA do Desporto Escolar. Esta Gala seria o momento de homenagear todos os intervenientes no Clube do Desporto Escolar, ficando o Curso EFA com a responsabilidade da organização.

Em 2011/12 surge o Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (CPAGD) que de forma natural e com o apoio do Professor Jorge Pereira, assumiu a organização e gestão do evento.

A Gala do Desporto Escolar tornou-se uma ferramenta didática excecional para os alunos do curso trabalharem conteúdos lecionados ao longo do ano letivo. Os conteúdos de módulos como Gestão de Recursos Humanos no Desporto, Marketing no Desporto, Planos de Comunicação no Desporto, Financiamento e Patrocínios ao Desporto, Execução de Programas e Projetos do Desporto, tornaram-se fulcrais para o bom desempenho dos alunos numa atividade de forte visibilidade para a escola e para o Curso.

Falando um pouco da organização do evento, este começa muito cedo, com a definição do programa e do planeamento de todo o evento, seguindo as orientações da direcção. Os alunos do CPAGD, participam ativamente na organização, coadjuvando na preparação, montagem e desmontagem do espaço. De salientar que outros elementos da comunidade também colaboram, nomeadamente o PTE, o curso de Design Gráfico na produção dos cartazes e convites, assim como os funcionários no apoio logístico de todo o material que envolve a escola (mesas, cadeiras…)

Naturalmente o processo de organização foi crescendo, fruto do entusiasmo dos alunos e principalmente pelo envolvimento de alguns alunos, que fizeram do evento a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP).

A natural vontade dos alunos levou a que a partir da V Gala, se começasse a realizar um jantar no local do evento “Pavilhão da Fraternidade” para 300 pessoas (alunos, professores, direcção e convidados). Esta novidade, passou a ser o “ex-libris do evento”, sendo coroado de êxito. O envolvimento que deu ao espectáculo e a forma como os alunos estiveram, assumindo claramente um papel participativo, divertido e com muita responsabilidade.

010 gala desporto escolar

020 gala desporto escolar

030 gala desporto escolar

040 gala desporto escolar

050 gala desporto escolar

060 gala desporto escolar

070 gala desporto escolar

080 gala desporto escolar

090 gala desporto escolar

100 gala desporto escolar

110 gala desporto escolar

120 gala desporto escolar

130 gala desporto escolar

140 gala desporto escolar

150 gala desporto escolar

160 gala desporto escolar

170 gala desporto escolar

180 gala desporto escolar

190 gala desporto escolar

200 gala desporto escolar

210 gala desporto escolar

220 gala desporto escolar

230 gala desporto escolar

240 gala desporto escolar

250 gala desporto escolar

260 gala desporto escolar

 

 

back 48 home 48