FAQ - CURSOS PROFISSIONAIS

Como se sabe que cursos vão abrir em cada ano?

Só saberemos os cursos que irão iniciar em cada ano letivo, após a decisão do Ministério da Educação relativa à candidatura efetuada pela escola.

Quem pode candidatar-se à frequência dos cursos profissionais?

Alunos em idade escolar e que possuem o 9º ano de escolaridade, com aprovação.

Os Cursos Profissionais, contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
Privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
Preparam-te para acederes a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua vontade.

Já frequentei o 10º/11ºano. É possível ter equivalências?

Os pedidos de equivalência são apresentados nos Serviços Administrativos, desta Escola, no início do ano letivo. Nas disciplinas das componentes sociocultural e científica, desde que equivalentes, poderão ser concedidas após análise caso a caso.

Nas disciplinas da componente técnica de cada curso, geralmente, não são concedidas equivalências, com exceção para o aluno que tenha frequentado o mesmo curso profissional.

No final do Curso, posso candidatar-me ao Ensino Superior?
Sim. No final dos 3 anos de curso, com aproveitamento, o formando fica com equivalência ao 12º ano de escolaridade, dupla certificação - nível profissional IV e a possibilidade de prosseguir estudos/acesso ao ensino superior.

Os alunos que pretendam prosseguir estudos no Ensino Superior deverão cumprir os requisitos que forem estabelecidos, na legislação em vigor, na altura da candidatura.

Quais os cursos superiores a que posso concorrer?

Os cursos superiores a que podes concorrer são:

CTESP (nível 5): para qualquer um, sem necessidade de realizar qualquer exame nacional;

Licenciaturas: nas universidades e politécnicos da região que abram vagas especiais para alunos do ensino profissional, mediante a realização de um exame regional de acesso a realizar na instituição de ensino superior mais próxima da sua área de residência;

Licenciaturas: para qualquer licenciatura, desde que faça os exames nacionais e as provas de ingresso requeridas.

back 48 home 48